INDICE MARCADOR


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

BORBPREMA: 58 ANOS

BORBOREMA
58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

O Blog A Folha de Borborema faz uma postagem historica pelos 58 anos de criação e emancipação politica do Municipio de Borborema no Estado da Paraiba. Mostramos aqui todos os governantes do municipio e na foto de cada prefeito voce encontra a informação sobre o tempo de mandatos. HISTORIA



A ocupação das terras onde hoje se localiza o município iniciou-se em 1912 com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna - PB. Ramalho construiu um açudee a seguir uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de PilõesSerrariaSolâneaBananeiras e a própria Borborema até 1962. Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia. Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município. Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura. Na década de 20 do século XX foi construída da igreja de Nossa Senhora do Carmo padroeira da cidade

Em 1922, o senhor Antônio Nogueira, construiu a Capela de São Sebastião em concretização da promessa de livrar o vilarejo da peste que atingia a cidade, mais conhecida como bouba. A Capela de São Sebastião foi o primeiro monumento religioso de fundamento da fé cristã católica na cidade.
José Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade. Percebe-se tal marco onde as ruas são todas largas e com mão e contra-mão completamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.
De acordo com a Lei 2.133 de 18 de Maio de 1959, foi elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, desmembrado de Bananeiras. A Lei 1.198 de 2 de Abril de 1955 que fixa a divisão administrativa e judiciária do estado:
Art. 1° - É criado o município de Borborema. Com seguintes limites:
- Município de Bananeiras partindo do ponto onde o Riacho Bananeiras penetra em Pirpirituba onde na margem esquerda deste mesmo riacho e por ela seguindo até a cachoeira do roncador; prossegue daí em linha reta até o cruzamento da linha férrea Pirpirituba-Borborema, com a linha férrea no lugar de samambaia, prosseguindo por esta linha férrea até a fecularia do Dr. José Amâncio, onde seguem em linha reta a antiga estação ferroviária de Manitú, continuando desta também em linha reta até encontrar com a divisa do município de solânea passando entre as casas sedes do engenho Canafístula e Câmara.Art. 9° - A presente Lei entrará em vigor no dia 1° de Novembro de 1959. Sendo fica facultado que a data de emancipação política desta não é 1° de novembro. O primeiro prefeito nomeado pelo governador do estado foi o Sr. Antônio Costa.


PREFEITOS QUE GOVERNARAM BORBOREMA










Abaixo pessoas que fizeram parte da Historia de Borborema
Conceição Leite
Poetisa

Grande educadora e vice prefeito por duas vezes

Tambem conhecida por Rosa Riachão foi a primeira mulher eleita vereadora em Borborema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário