INDICE MARCADOR


quinta-feira, 21 de março de 2024

HERCULANO, ARTE, CULTURA E MATINHAS-PB


 ROTA CULTURAL CAMINHOS DO FRIO 2024

EM MATINHAS DE 15 A 21 DE JULHO DE 2024

CAPA

  
As belezas de matinhas em vídeo. Confira

Matinhas é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, Estado da Paraíba. Sua população foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 4.339 habitantes,distribuídos em 38 km² de área.
Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, pela lei estadual n° 5893, desmembrado de Alagoa Nova, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997. Segundo nota de historiadores, conclui-se que Francisco Falcão, Marçal de Miranda e Simão Ferreira da Silva requerem nove léguas de terra em 1718. Desta sesmaria, que limitava com a serra "Matinhas" parece ter sido derivado o nome da cidade

TURISMO

Uma cidade hospitaleira, conhecida por ser a maior produtora de Tangerina do Nordeste. Desde sua emancipação o município se desenvolve, o turismo vem crescendo ano após ano e os eventos culturais também. Matinhas é conhecida como o “Portal do Brejo Paraibano” por ter a Festa da Laranja e o Festival Nacional da Tangerina, que desde 2004 vem destacando o Município para o Brasil.
O município apesar de ser pequenino, apresenta uma vocação natural para atrair a atenção de pessoas de outros centros, motivadas pelo verde exuberante, pelas trilhas naturais, belas cachoeiras e pelo clima ameno também pelo seu potencial na produção de laranja nas variedades: Tangerina Ponkan, Mexerica, Cravo e Dancy.
 A Festa da Laranja é um evento de repercussão nacional, responsável pelo aquecimento da economia local e da região, tanto por meio da festividade como também pela promoção da laranja, principal produto da economia regional.
Possuindo, inclusive, o segundo maior parque de eventos da Paraíba – o Parque da Laranja – ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. A festa surgiu já de uma forma ousada para um município do porte de Matinhas, mas o sucesso foi tanto que hoje já se encontra na sua 10ª Edição, com uma infraestrutura própria
Portanto, a sua realização é de fundamental importância para o desenvolvimento da economia local, tanto no aspecto de deslocar turistas para o município como também porque é por meio dela que se consegue alavancar investimentos para a produção e comercialização da laranja. Somando-se a isso existe o fato do município estar localizado na privilegiada região brejeira o que favorece a plantação do fruto sem a necessidade de grandes investimentos.
Outro evento de destaque é a Rota Cultural Caminhos do Frio que todo ano atrai milhares de turistas para a cidade.
.Uma das mais bonitas quedas d’agua da Paraíba é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, município de Matinhas, distante aproximadamente 3 km da cidade e 24 Km de Campina Grande, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’agua que variam entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial. É bonito seguir o curso do rio por sobre as pedras escorregadias, sentir a água fria escorrendo entre os pés e se refrescar nas águas que caem com violência e ternura. Localizada em uma região de mata nativa bastante preservada e de serras bem íngremes, o pinga é uma beleza rara que encanta os olhos e um refúgio refrescante aos caminhantes. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Festival Nacional da Tangerina

Este festival é mais uma referência turística do município realizado na sede do Município, a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, reúne anualmente dezenas de milhares de turistas no município. O Parque da Laranja, local de realização da festa, é o segundo maior parque de eventos da Paraíba ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. O espaço conta com área pavimentada de 30 mil metros quadrados e anualmente é palco de grandes atrações musicais. Portanto, fica evidente a relevância no turismo de Eventos para o Estado da Paraíba.


Editor
João Herculano.
Borborema, 22.03.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário